Notícias

Itacaré será cenário de mais uma grande produção cinematográfica. Trata-se do filme “As Verdades”, um longa metragem da Gullane Entretenimento em parceria com a Globo Filmes, sob a direção do renomado José Eduardo Belmonte. A produtora é uma das maiores em conteúdo audiovisual do Brasil. 

Itacaré 1.jpg

O filme intitulado “As Verdades” é um romance policial e está previsto para ser gravado na cidade no início do mês de outubro, com uma equipe de aproximadamente 50 pessoas. O longa-metragem “As Verdades” conta a história de um crime em um pequeno município do litoral da Bahia. É o primeiro caso de Josué, o delegado recém-chegado na cidade. A história é contada de pontos de vista diferentes, dos três personagens presentes no momento do crime. 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, comemorou a escolha da cidade para ser cenário do filme e demonstrou sua satisfação quanto ao projeto. Ele garantiu que a Prefeitura apoiará no que for possível na logística do filme no município e acredita que será mais uma forma positiva de promover a cidade. Em reunião com o secretário de Comunicação, Ed Camargo, os produtores asseguraram que Itacaré possui um cenário perfeito para a trama e garantiram que no roteiro não há conteúdo que possa afetar negativamente a imagem da cidade. 

A Gullane Entretenimento acumula mais de 40 filmes e documentários, 20 séries para TV, 500 prêmios e nomeações na carteira, incluindo festivais no Brasil e internacionais como Cannes, Sundance, Berlim, Emmy, Oscar (5 nomeações oficiais para representar o Brasil), entre outros. Atualmente estão em fase de pré-produção e estiveram na cidade alguns dias para captação de imagens para as locações de filmagem e para obterem as devidas parcerias com a Prefeitura Municipal de Itacaré. 

O longa-metragem “As Verdades” conta a história de um crime em um pequeno município do litoral da Bahia. É o primeiro caso de Josué, o delegado recém-chegado na cidade. A história é contada de pontos de vista diferentes, dos três personagens presentes no momento do crime.

Itacare 2.jpg

 

 

Durante a abertura do Salão do Empreendedorismo, nesta terça-feira, 27, no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, o presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira, Aurelino Cunha destacou o apoio da entidade para o fortalecimento de ações empreendedoras nos municípios. “A Amurc está à disposição do Governo do Estado, no sentido de fortalecer as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo nos municípios da região”.

O evento foi marcado por troca de experiências, painéis de debates e certificação de empreendedores. Na área externa do teatro, estandes foram montados para exposição de produtos e serviços de empresas e instituições parceiras do evento.

O titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, falou do surgimento do Salão do Empreendedorismo, num momento importante para o país, ao mesmo tempo em que apresentou algumas políticas de empreendedorismo na Bahia.

FOTO MAURÍCIO MARON (4).jpeg

“Temos na Bahia, a política do primeiro emprego para alunos de escola pública, a política do Cesol, para qualificar o pequeno empreendedor, visando evitar a mortalidade das empresas, além da política do Qualifica Bahia e do Trilha, que vai espalhar uma qualificação entre os pequenos empreendedores”.

A partir desse encontro, a ideia, de acordo com Davidson, é dar publicidade às políticas desenvolvidas por diversas instituições, além de dar acesso ao empreendedor, a partir de uma rede articulada de entidades locais, visando incentivar à atividade economia regional.

Ainda estiveram presentes no evento, as seguintes autoridades: A gerente de microfinancas do Desenbahia, Márcia Fonseca; O superintendente do Sebrae, Jorge Kyoury; o Gerente Regional do Banco do Nordeste, Delci Andrade dos Santos; O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabuna, Jorge Vasconcelos, a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secti, Adélia Maria Pinheiro, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sérgio Velanes e outros empresários.

Experiências de sucesso

Dentre os cases de sucesso do evento, o itabunense Rogério Salume apresentou a Wine, primeiro e-commerce de vinho do Brasil, maior importador da bebida no país. Um dos três maiores e-commerce de vinho do mundo, com o maior clube de vinho do mundo, mais 140 associados e mais de 1 bilhão de clientes. Estará abrindo lojas físicas, com o objetivo de estar disponível para o cliente, aonde ele estiver.

Também de Itabuna, Mônica Burgos, ex-advogada, e atualmente sócia fundadora da Avatim apresentou sua história de sucesso no empreendedorismo, que completou 17 anos. Hoje, somam 130 lojas por todo o Brasil, com a previsão de ampliar para 150 estabelecimentos até o final do ano, além do projeto levar o segmento para o e-commerce.

 Salão do Empreendedorismo 27.08.19.jpeg

FOTO MAURÍCIO MARON (9).jpeg

Elevar a produtividade de cacau em 50%, de 100 produtores de cacau, no Sistema Agroflorestal, do Território Litoral Sul, no período de 4 (quatro) anos é o objetivo a ser trabalhado no Plano de Ação Territorial do Sistema Agroflorestal do Cacau (SAF), lançado nesta quinta-feira, 22, em Itabuna. A iniciativa é do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em parceria com Amurc, Uesc, Governo do Estado, Território Litoral Sul, Ceplac e as prefeituras municipais de Almadina, Buerarema, Itabuna, Maraú, Ubaitaba e Uruçuca.

Luciano Veiga destacou a importância do plano de ação para os municípios.jpeg
Luciano Veiga destacou a importância do plano de ação para os municípios

As instituições integram o Comitê Gestor Territorial e, de acordo com uma das coordenadoras do programa Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul (AGIR), Rita Maria de Souza, têm um papel fundamental para colocar em prática o plano de ação que visa alavancar a atividade produtiva na região. “Cabe ao Comitê Gestor Territorial e local, priorizar as atividades econômicas e sociais, estabelecendo parcerias para redução dos entraves ao seu desenvolvimento e promovendo a expansão do crédito”.

Dessa forma o programa atua ativamente na organização das atividades produtivas, que nesse caso, será o cacau, favorecendo a cooperação entre parceiros e empreendedores, na difusão e inovação de tecnologia, inclusive as tecnologias sociais, e o apoio à execução de políticas públicas que promovam o desenvolvimento e inclusão com equidade da população do Território.

Dentre as entidades, a Amurc foi representada pelo secretário executivo, Luciano Veiga, que destacou a importância do projeto para a preservação ambiental, juntamente com a sustentabilidade econômica, através da melhoria e ampliação da produção de cacau. “Vai viabilizar não só a questão do cultivo e a produção desse fruto tão importante para a região, mas principalmente a melhoria econômica dos municípios, numa área que precisa ter um olhar com mais atenção de fomento por parte do Banco do Nordeste”

O evento de lançamento contou com a presença da gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência do Banco do Nordeste da Bahia, Marilda Cristina de Souza Galindo. Ela falou sobre a importância do Prodeter, de “levar o desenvolvimento para a zona rural, e, não somente vislumbrar o crédito mas também oferecer uma orientação para o pequeno produtor, visando fazer a diferença na vida dessas pessoas”.

Nesse contexto, o presidente do Fórum Regional de Secretários de Agricultura e Meio Ambiente (Freade), Valdemir Lisboa, titular da secretaria de em Maraú, falou de ações para melhoria das estradas, a importância de promover ações para a comunidade do campo, além de investir na capacitação dos agricultores. “É preciso um olhar carinhoso aos agricultores, com capacitação para que eles venham produzir e permaneçam no campo”.

O Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Santana ressaltou a importância do Freade, que atuou em conjunto com os secretários municipais na elaboração do plano específico para os pequenos produtores rurais. Por ser um projeto piloto, o professor conclamou a “união e os esforços de todas as instituições para atender o maior número possível de beneficiados, e que os prefeitos possam abraçar esse projeto”.

Produção

De acordo com dados da Ceplac, a baixa produtividade do cacau no Sul da Bahia, estimada em uma média regional de 6 frutos por árvore/safra, destoa dos resultados obtidos de alguns produtores que chegam a produzir mais de 100@/ha utilizando tecnologias de produção, com plantas de alta produtividade e mais resistentes a doenças.

Um dos exemplos práticos desse trabalho é o projeto de manejo intensivo para elevação da produção, denominado Mil Plantas, desenvolvido por técnicos do Centro de Pesquisa e Extensão da Ceplac. A perspectiva é que o agricultor possa chegar a 200@/ha, distante da atual realidade, que gira em torno de 30 a 40 @/ha, o que inviabiliza o investimento na produção.

A Uesc foi representada pelo Pró-reitor de Extensão.jpeg
A Uesc foi representada pelo Pró-reitor de Extensão

WhatsApp Image 2019-08-22 at 13.44.00 (1).jpeg

Rita Maria de Souza apresentou o plano de ação.jpegRita Maria de Souza apresentou o plano de ação

Representantes do BNB, Freade, Conselho de Meio Ambiente, Amurc e Território Litoral Sul.jpeg
Representantes do BNB, Freade, Conselho de Meio Ambiente, Amurc e Território Litoral Sul

 

A população de Ubaitaba será beneficiada nesta sexta-feira, entre as 8 e 17 horas, e sábado, entre 8 e 12 horas, com a Caravana da Justiça Social, ação criada e promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Promoção e Trabalho (SEAST) estarão sendo disponibilizados gratuitamente serviços básicos de documentação para a população.

IFBA Campus Ubaitaba - Foto Aleilton Oliveira.jpg

No Campus Avançado do IFBA, durante todo o dia, a população poderá emitir gratuitamente documentos básicos: RG (segunda via); CPF; Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (segunda via); e Carteira de Trabalho e Previdência Social. No local, também serão executadas ações de desenvolvimento social, assistência social e direitos humanos. Para RG são necessárias duas fotos 3x4.

A comunidade também terá acesso a outros serviços, como o atendimento ao consumidor através do Procon/BA; orientações para emissão de Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; emissão do cartão ID jovem e a realização de exame de DNA para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes que não possuem registro paterno na certidão de nascimento.

 

TRIAGEM

A Coordenação de Políticas para Juventude, em parceria com o Conselho Estadual de Juventude, promoverá uma roda de conversa para orientar os jovens locais sobre políticas públicas, participação social e democracia. A Coordenação LGBT e a Coordenação de Políticas para as Pessoas Idosas também estarão presentes para desenvolverem diálogos informativos com os públicos prioritários de cada área.

No intuito de fortalecer a Política de Assistência Social e contribuir para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS promoverá a discussão com a população sobre a importância do acompanhamento familiar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para contribuir para o aprimoramento da proteção integral às famílias vulneráveis.

Cidadania.

Em nível local, a Secretaria Municipal de Saúde faz a aferição de pressão arterial, testes de glicemia e triagem com o OdontoMóvel para incentivar a Saúde Bucal.

A Caravana da Justiça Social é uma realização do Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubaitaba, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública da Bahia, dentre outros órgãos.

___________________

Prefeitura de Ubaitaba

Assessoria de Comunicação

Com informações da SJDHDS

A Prefeitura Municipal de Floresta Azul, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através dos equipamentos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou na última sexta-feira (16/08), uma ação da campanha Agosto Lilás que tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher. 
IMG_9851.JPG
 
As psicólogas Selma Cordeiro e Eulina Cristina fizeram dinâmicas com as mulheres presentes para mostrar como o machismo está inserido na nossa cultura de forma tão natural tornando-se algo comum no nosso dia a dia. Em Seguida a advogada Mayanna Carvalho ministrou uma palestra sobre Sororidade Feminina e Tipos de Violência Contra a Mulher, trazendo os fatos para a nossa realidade. 
 
O evento contou com o total apoio da prefeita Gicélia Santana e do secretário Alexsandro Barreto, com sorteios de diversos brindes no seu decorrer. 
 
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e acontece nesse mês em homenagem ao aniversário da lei Maria da Penha que entrou em vigor no dia 07 de agosto de 2006.
IMG_9884.JPG
 
IMG_9854.JPG
 
IMG_9852.JPG
 
Matéria: Verônica Sodré

No último sábado (17) a Feira Livre de Pau Brasil recebe a maior revitalização de sua história, em uma ação conjunta da Fundação Banco do Brasil, Caritas Brasileira e a Prefeitura de Pau Brasil, a feira de Pau Brasil recebeu novas barracas modernas e padronizadas que muito contribuiu para fazer a maior revitalização da trajetória da Feira Livre do município.

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.41.jpeg

Além de receberem novas barracas, os feirantes de Pau Brasil também receberam aventais que muito contribuiu com a padronização da Feira Livre de Pau Brasil. Pela primeira vez a Feira Livre de Pau Brasil na gestão da Prefeita Barbara Prado vêm recebendo ações de planejamento e organização da feira, o Programa Nossa Feira vem para contribui e com isso fomentar mais vigor e nova vida para a feira livre, com isso beneficiar a economia local.

Na manhã de hoje a feira livre esteve muito movimentada com a apresentação da FANFABRA e o Grupo de Toré da Reserva Caramuru (O Toré é uma das formas básicas que mantém viva a cultura, como uma chama. Quando cantado as pessoas reavivam sua chama interior, unificando seus espíritos em um só. Une homens e mulheres, crianças e idosos, formando o equilíbrio de sustentação de um corpo coletivo: a tribo).

A distribuição das barracas não foi utilizada nenhuma metodologia política partidária, e sim requisitos para que os feirantes pudessem receber as barracas e os aventais, além de serem feirantes assíduos, eles participaram de palestras financeiras realizadas pela Caritas e Banco do Brasil, para que eles pudessem utilizar no seu dia-a-dia da feira, melhorar suas vendas e seus lucros, razão maior de toda essa ação conjunta Banco do Brasil, Caritas e Prefeitura.

Reginaldo falou da importância do programa para a economia do município, entre outras finalidades, Marcela Vieira representando a Caritas disse da parceria envolvendo a Fundação Banco do Brasil e a entidade que ali estava representado e das ações do Nossa Feira, enquanto a Prefeita agradeceu pelas ações que envolve a participação da Prefeitura, dos benefícios que tem originado de suas viagens em busca de benefícios para o povo. Se emocionou ao dizer que Deus tem abençoado as suas viagens em busca de projetos/ benefícios que aconteceram, estão acontecendo e os que estão em andamento.

Marcela Vieira, Assessora da Caritas, Danilo Silva, Mobilizador da Caritas, Reginaldo Meira, Gerente do Banco do Brasil Camacan, Cledson Antonyonni, Gerente Banco do Brasil PAA Pau Brasil, Anderson Santos, Gerente de Governo da Superintendência do Banco do Brasil em Itabuna, Antonio Prado, Secretário de Infraestrutura, a Prefeita Barbara Prado, Secretários, Secretarias e varias pessoas da comunidade que também contribuíram com o brilhantismo da Cerimônia de inauguração do Programa Nossa Feira Popular e Solidaria em Pau Brasil, que antes não tinha, agora tem!

 

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.35.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.45.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.42.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.40.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.38.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-17 at 14.14.36.jpeg

ASCOM/PMPB.
Fotos: Fernando Quá

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-prefeita do município de Gongogi, Eloísia Fernandes de Sousa Macedo, ocorrido nesta quinta-feira, 15, em decorrência de um acidente de veículo.

A nota da Prefeitura Municipal destacou a ex-prefeita como uma “mulher batalhadora, mãe de família, defensora das causas sociais, pois assim entrou para a política, onde foi vereadora por dois mandatos e vice-prefeita por um mandando. Ensinava no município e era querida no povoado de Nova Palma”.

Neste momento de profunda dor, rogamos a Deus que conforte a família e os amigos por esta inestimável perda.

luto202.jpg

 

econtro.png

Técnicos do governo federal farão atendimento aos municípios durante o evento

Com o objetivo de capacitar os gestores para promover mudanças locais através de políticas públicas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realiza de 13 a 15 de setembro, em Camaçari, o 7º Encontro de Prefeitos. O evento traz como tema “Estratégia de Gestão e Captação de Recursos”. Entre os destaques está a abertura de diálogo com ministérios do Governo Federal para dar conhecimento aos municípios sobre oportunidades de captar investimentos.

Além das palestras, está confirmado o atendimento individualizado do Ministério da Economia, Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Cidadania – através da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ministério do Turismo, Meio Ambiente e Ministério da Saúde, com técnicos da Funasa. “Será uma grande oportunidade de resolver aqui, coisas que demorariam dias para o prefeito solucionar em peregrinação por Brasília. Vamos possibilitar que os municípios tirem dúvidas e busquem benefícios diretamente com os responsáveis por cada pasta”, detalha o presidente da UPB, Eures Ribeiro.

Temas como energias renováveis, resíduos sólidos, fim dos lixões, turismo e recursos internacionais são alguns dos que serão abordados nas palestras de técnicos e especialistas, que irão orientar os prefeitos e secretários municipais sobre os caminhos para deixar os municípios aptos a captar recursos. No Encontro de Prefeitos, os gestores baianos também serão apresentados a nova plataforma do Governo Federal, Plataforma +Brasil. A ferramenta integra e centraliza a operacionalização das diversas transferências de recursos de convênios e contratos da União com as prefeituras, consórcios e entidades.

Além dos ministérios, secretarias estaduais também prestarão atendimento aos municípios e farão o acompanhamento dos temas em debate, proporcionando uma orientação a todos os níveis de governança, facilitando a execução das políticas públicas nos municípios.

AMURC
Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

(73) 3613-5114
Rua Almirante Tamandaré, 405 - Duque de Caxias
Itabuna - BA, 45600-741 

© Copyright 2018 AMURC  | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: logo oxente n